Thursday, June 22, 2006

Quem são os titulares? (Brasil 4x1 Japão)

Nota preliminar: num esforço sobre-humano no sentido de tratar o autismo que o autor adquiriu nestes dias de Copa, esta partida foi a primeira assistida fora de casa, na companhia da “torcida” brasileira. O barulho e os copos de Pitu com coca-cola ingeridos pelo mesmo poderão interferir na precisão dos fatos.

O Brasil, já classificado, entrou em campo para enfrentar um Japão desesperado. Saíram os titulares Cafu, Roberto Carlos, Emerson, Zé Roberto e Adriano. Meio time. Ronaldo permanecendo entre os titulares. Já o time treinado por Zico buscava um milagre inspirado nas tradições nipônicas dos mangás.

Aos sete minutos, Ronaldo já arriscava de canhota de fora da área o goleiro Kawaguchi defende. Aos 10, Kaká tenta o seu, também de longe mas mandando longe. Em seguida, Robinho driblou na entrada da área e mandou de perna direita fazendo Kawaguchi trabalhar de novo. Robinho tentou com a esquerda e Kawaguchi defende com as pontas dos dedos. Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo tabelam, e o “gorducho” tenta de novo, com Kawaguchi indo buscar no canto esquerdo. Depois, Ronaldo passa para Juninho arriscar um chute a mais de vinte metros do gol e tome Kawaguchi indo buscar.

E o primeiro tempo estava ainda na metade.

O “monstro adormecido” dava mostras de que iria despertar.

Um cruzamento de Akira Kaja que os mais exagerados diriam que Gilberto Silva quase faria contra não chegou a assustar. Mas então veio um chute de Kenji Tamada quase no ângulo de Dida, que pareceu se abaixar de susto. O placar se movimentava pela primeira vez. Zico, que cantou o hino nacional brasileiro antes do jogo, vislumbra uma despedida digna e a quebra da seqüência de vitórias da seleção brasileira em Copas.

Pouco mais de dez minutos e Zico e seus “samurais azuis” desceriam com a vitória parcial. Até que algo aconteceu. Ronaldinho Gaúcho levantou para o “reserva” Cicinho ajeitar de cabeça para um sujeito com corpo de Godzilla.

Ronaldo marcou seu primeiro gol de cabeça numa Copa do Mundo. Seu décimo - terceiro. Pelé, presente ao estádio, pertence finalmente ao passado. Ao menos em número de gols marcados pelo Brasil em jogos de Copa do Mundo, Pelé é passado. Onde deveria ter se enfiado de uma vez por todas. O gol de Ronaldo foi o último lance do primeiro tempo.

O monstro despertou ao fim do primeiro tempo.

Logo aos seis minutos da etapa final, Ronaldo tocou par Ronaldinho Gaúcho, que devolveu de calcanhar para seu homônimo Gorducho mandar um chute que passou muito, mas muito perto. A virada no placar não iria demorar.

E dois minutos depois ela veio num chute venenoso do “reserva” Juninho que veio de fora da área e descreveu uma trajetória que deveria virar tese de Doutorado em Física. No mínimo.

Mais seis minutos para o “reserva” Gilberto Silva mostrar que sua camisa 16 vale mais do que a camisa meia-dúzia do “marajá de Madri” Roberto Carlos. Ronaldinho Gaúcho deu-lhe um passe magistral da direita para a esquerda da área adversária e o lateral chutou cruzado. Vitória assegurada, meia hora de jogo pela frente, espera pela goleada.

O sobre-heróico Kawaguchi evitou chutes dos “reservas” Juninho e Robinho. O mesmo Robinho deixou de fazer seu primeiro gol numa Copa e passou com açúcar e com afeto para Ronaldo, que parecia ter os pés feitos do mais puro chumbo e não alcançou uma bola que passou menos de três metros à sua frente.

Mas chumbo mesmo ele mostrou aos 36 minutos de jogo, quando tabelou com Juan na entrada da área, virou e mandou uma bomba de direita no canto esquerdo do goleiro samurai Kawaguchi. Quarto gol de seleção brasileira na partida, décimo - quarto gol de Ronaldo em Copas. Empatado com o antigo recordista, o alemão Gerd Muller, que também tinha a barriguinha meio proeminente.

O titular Zé Roberto substituiu o titular Kaká e o reserva (sem aspas) Ricardinho tanto deve ter bajulado Parreira que conseguiu jogar os últimos minutos. E até o goleiro “reserva” Rogério Ceni entrou no lugar de Dida.

Brasil e Gana num dos confrontos de oitavas-de-final. Será que os dinossauros Cafu (36) e Roberto Carlos (33) voltam às laterais para enfrentar a correria dos africanos? Deus e Parreira até sabem, mas só vão contar perto do jogo começar.

PS: Com um empate em dois gols na partida entre Croácia e Austrália, estes últimos se tornaram a primeira seleção da Oceania a avançar à segunda fase de uma Copa do Mundo. Os croatas marcaram primeiro na cobrança de falta perfeita de Srna logo aos dois minutos de jogo. Craig Moore empatou de pênalti aos 38 e Niko Kovac contou com um frangaço do goleiro australiano Kalac para desempatar aos 11 da etapa final.
Este resultado dava a vaga aos croatas, mas Harry Kewell aproveitou uma sobra de bola na área para garantir a passagem dos “socceroos” às oitavas-de-final, onde enfrentarão a seleção italiana. Curiosidade: o árbitro inglês Graham Poll, forte candidato a aapitar a final, mostrou três amarelos ao croata Simunic no segundo tempo (um aos 16, outro aos 36 e só nos descontos o expulsou).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home