Thursday, June 22, 2006

O triunfo da previsibilidade (Itália 2x0 Rep. Tcheca)

A Itália está nas oitavas-de-final da Copa 2006 e assiste de camarote ao confronto entre Austrália e Croácia para saber qual será seu adversário. Existe a possibilidade impensável de enfrentar Brasil ou Japão, que fazem a outra partida. Se os “samurais azuis” derem uma surra no Brasil, podem pegar os italianos ou deixar o já classificado Brasil jogar pela sexta vez com a Itália em Copas do Mundo.

A Itália, única seleção 100% doméstica da Copa (todos os convocados atuam no país) entrou em campo precisando vencer somente para assegurar o primeiro lugar. A República Tcheca poderia até classificar-se em segundo com um empate e até derrota.
A vitória poderia deixá-los na primeira colocação, dependendo do resultado entre Gana e EUA na outra partida.

Precisando vencer, a Republica Tcheca abriu o duelo particular entre seu meio-campista Nedved e o goleiro italiano Buffon, colegas de clube o Juventus. Nos primeiro 15 minutos, o meia chutou duas vezes de fora da área. Na primeira, defesa em dois tempos; na segunda, rebote para Plasil, que Buffon defende também.

Logo depois, o previsível drama que sempre acompanha os italianos em partidas decisivas. Seu zagueiro Alessandro Nesta machuca-se e é substituído por Alessandro Materazzi. Nesta é do Milan e Materazzi, do rival Inter de Milão.

Menos de dez minutos depois, os fervorosos torcedores italianos contemplaram uma espécie de predestinação ou intervenção divina. Totti cobrou um escanteio pela direita e Materazzi subiu mais do que o tcheco Polak e cabeceou certeiro, no canto inferior direito de Cech. O espetacular goleiro do Chelsea nada pôde fazer.

Dez minutos depois, Polak fez uma falta estúpida em Camoranesi e levou amarelo. Em seguida, Camoranesi subiu para cabecear e acertou o ombro de Polak.

Pouco depois, na outra partida decisiva do grupo E, saía o centésimo gol da Copa marcado pelo norte-americano Dempsey, empatando o confronto entre EUA e Gana. Esse resultado dava a vaga aos tchecos, mesmo com a derrota frente à Itália.

Então Polak tratou de estragar as coisas acertando o tornozelo de Totti no meio-campo. Foi expulso quando primeiro tempo já estava nos acréscimos.

No outro jogo, que começou “simultaneamente com alguns minutos de atraso”, o ganense Pimpong sofreu pênalti. Appiah cobrou de um lado e o goleiro dos EUA Keller foi para o outro. Gana iria para o segundo lugar do grupo.

Desde que levou 4 do Brasil na final de 70, nunca mais uma seleção fez mais de dois gols na Itália em uma Copa do Mundo. A República Tcheca teria que fazer ao menos isso, com um jogador a menos.

Nedved tentou acabar com isso em seu duelo particular contra o amigo Buffon por duas vezes, de dentro e de fora da área. Buffon não deu chance.

Do outro lado, Totti & Cia. faziam a bola rolar, sem pressa de fazer o gol, optando por jogadas de efeito, como uma em que Totti cobrou o escanteio, Pirlo tocou de primeira e Cannavarro mandou um belo voleio por sobre o gol de Cech.

Antes disso, Cech também mostrou por que é um dos melhores goleiros do mundo defendendo um chute de Totti à meia altura no cantinho. O mesmo Totti tentou outros chutes, de cobertura, de fora da área e etc. que Cech defendeu sem dificuldade.

Até que Pirlo, com um drible, deixou o veterano Nedved sentado. A bola tocou num defensor tcheco e sobrou para Inzaghi cabecear e definir a partida. Mas o atacante italiano mandou pra fora.

Mas Inzaghi, um tanto abençoadamente, correu do seu campo de defesa e alcançou a bola antes dos zagueiros, ficou de frente para Cech e parecia que ia se enroscar com a pelota. Numa fração de segundo tentou com um gesto “chamar” o goleiro para o lado direito. Cech não caiu nem no chão nem no truque, obrigando Inzaghi a driblar par o outro lado. Parecia que o arqueiro pegaria a bola e Inzaghi perderia um gol feito pela segunda vez.

Mas na etapa final, Inzaghi tinha saído do banco de reservas para substituir Gilardino aos 15 minutos e marcar o segundo gol da equipe aos 41, bem parecido com o que Iaquinta fez na estréia da Itália contra Gana.

Nedved, que nem queria jogar a Copa, despedia-se de vez da seleção tcheca. Aos 35 anos, em breve deve fazer isso com seu clube e com os gramados. A Republica Tcheca, até agora, é a única equipe que venceu na estréia mas acabou desclassificada.

E os italianos, bem, jogam escandalosamente na defesa, marcaram cinco gols em três jogos e só levaram um, contra, na partida com os EUA.

PS: Gana, derrotada pela Itália e pelo arbitro em sua estréia, acabou vencendo a outra partida e garantindo a vaga. Aos 22, Draman roubou a bola do meia Reyna dos EUA, avançou e chutou sem chance para o goleiro Keller. Aos 43, Dempsey marcou o 100º gol da Copa 2006, sendo o único jogador de sua equipe a marcar um gol na copa (no empate contra a Itália, o gol foi contra). Mas Appiah fechou o placar numa cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo. A única seleção africana a se classificar para as oitavas-de-final enfrenta o Brasil.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home