Wednesday, June 21, 2006

Muito barulho por nada (Argentina 0x0 Holanda)

Por mais que se tentasse convencer de que a disputa pelo primeiro lugar do grupo C iria ser empolgante, Holanda e Argentina venceram suas primeiras partidas na Copa e garantiram vaga por antecipação.

Ambas venceram a Costa do Marfim por 2 a 1. A diferença entre os dois foram os seis gols que a Argentina marcou no show contra Sérvia e Montenegro em sua segunda partida. A Holanda venceu os sérvio-montenegrinos por um a zero na estréia.

A Argentina poupou Sorín, Heinze, Saviola e Crespo, por cartão. Sem sua dupla de ataque titular, chance para os jovens Messi e Tevez mostrarem serviço. Mas ainda que jogassem nos 90 minutos o que jogaram nos vinte e poucos da partida contra Sérvia e Montenegro, a Argentina continuaria em primeiro lugar e a Holanda em segundo.

A Holanda também poupou quatro titulares, Robben, Van Bommel, Van Brockhorst e Mathjisen. E sabia que a vitória apenas mudaria seu adversário nas oitavas-de-final.

Então a Argentina passou o primeiro tempo se limitando a uma ou outra jogada de efeito e seguida de uma conclusão mal-sucedida. Num bonito drible de Tevez seguido de um chute para fora ou numa cobrança de escanteio de Riquelme que quase vira gol olímpico.

A Holanda repondia com uma roubada de Kuyt que poderia resultar num passe para o companheiro Van der Vaart, que estava livre. Mas Kuyt se precipitou e chutou mal. A Argentina, mais presente no ataque, arrisca de fora da área com Messi e Maxi Rodriguez.

No segundo tempo, o marasmo permanece. O argentino Cambiasso demora quase dois minutos para sair de campo na maca, o zagueiro holandês De Cler sobe ao ataque e dá um drible da vaca no zagueiro argentino Collocini, mas jogadores e comissão técnica já pensavam em seus futuros adversários.

A Argentina enfrenta o fraco México, treinado pelo goleiro reserva da seleção “campeã” de 1978 Ricardo Lavolpe. Deve passar, talvez até com show.

A Holanda tem a chance de evitar a décima primeira vitória seguida do técnico Felipão em Copas do Mundo. E de quebra vingar a eliminação para Portugal na Eurocopa 2004. Aí não é prudente dar palpite.

PS: melhor teria sido assistir a partida de despedida de Sérvia e Montenegro, um país que depois da copa será dois e Costa do Marfim, os grandes azarados do sorteio das Copas. Montaram boas equipes, mas pegaram Argentina e Holanda em sua primeiras partidas. A Sérvia e Montenegro não tinha marcado gol na copa e marcou logo aos dez minutos, com Zigic driblando o goleiro Barry após um bom lançamento de Stojkovic. Aos 20, Yaya Toure falha e Ilic faz o segundo. Dindane diminui para os marfinenses de pênalti ainda no primeiro tempo e empata aos 18 do segundo. Aos 41, outro pênalti e uma das melhores imagens da Copa. O goleiro marfinense ajoelhado em sua meta, de costa para o campo e rezando para que Kalou convertesse a cobrança que deu a vitória de virada aos simpáticos africanos. E olhe que os astros Drogba e Kezman não jogaram, por suspensão.

3 Comments:

At Wednesday, 21 June, 2006, Anonymous Anonymous said...

se naum animar o blog os coments vão sumir.

 
At Thursday, 22 June, 2006, Anonymous Anonymous said...

Grande targino !


Rapz... me veio em mente a seguinte questão: por quê na holanda tem tanto "van" ? O amigo, como pesquisador incansável das bobagens da humanidade teria alguma explicação ?

Abraço !

Cleiton

 
At Thursday, 22 June, 2006, Blogger Maurício Targino said...

Pq na Holanda, naum existe ônibus e o transporte publico é... van

 

Post a Comment

<< Home