Tuesday, June 20, 2006

Donos da festa se impõem (Alemanha 3x0 Equador)

A capital alemã foi palco da partida que contrapôs a seleção anfitriã (e (só) por isso, favorita) à grande surpresa do torneio até agora, o Equador. Em campo, duas equipes com 5 gols marcados cada nas duas respectivas primeiras partidas. A Alemanha havia levado dois na estréia e o goleiro equatoriano Mora estava invicto.

Mas se para o Equador tanto fazia enfrentar Inglaterra ou Suécia, para os alemães um ou outro adversário fazia MUITA diferença. Então o esquadrão equatoriano "reforçado" com cinco reservas enfrentou o time titular alemão, com o recém-recuperado de contusão e metido à craque Ballack.

Apesar do ataque equatoriano antes do primeiro minuto, no cruzamento de Valencia para Kaviedes que o goleiro alemão Lehmann interceptou com segurança, os donos da casa e da festa logo saíram na frente numa bela jogada: após a zaga equatoriana afastar uma cobrança de escanteio, o lateral Lahm abriu para Schneider, que levantou à meia altura na área. O zagueiro Mertesacker, que ainda estava lá, inverteu rápido para o lado direito, onde a bola encontrou Scweinsteiger, que tocou voltando para o chute de primeira certeiro de Klose.

O gol incendiou o time alemão, que nas partidas contra Costa Rica e Polônia havia jogado apenas para o gasto. Klose teve a chance de aumentar na metade do segundo tempo, mas o goleiro Mora saiu bem do gol. Podolski também tem sua chance, mas Mora defende com o pé. O rebote é a oportunidade de Ballack tentar provar que é craque chutando quase do meio do campo e mandando a bola longe do gol de Mora.

Os equatorianos, intimidados pela vasta torcida adversária, sequer demonstraram reação após o gol sofrido. Pareciam mesmo convencidos a perder de pouco e não ameaçaram exceto por um chute de Kaviedes que passou muito longe das traves alemãs. Antes Klose tentou outro chute de primeira que passou igualmente longe.

No final do primeiro tempo, o golpe fatal nas pretensões equatorianas. Um passe de Ballack entre Urrutia e Espinoza. Este filosofou, tentou parar Klose, que com um falso drible de coxa tirou também o goleiro Mora do lance. Quarto gol do atual artilheiro da Copa.

Veio o segundo tempo, e o baile em Berlim continuou, com a Alemanha se esforçando para parecer e jogar como "A" grande equipe do torneio. Não se sabe se faltou qualidade ou disposição para fazer ainda mais gols depois que Podolski aproveitou o cruzamento de Scweinsteiger e mandou a bola de carrinho para as redes fez o seu tão cobrado primeiro gol na copa. Terceiro da Alemanha no jogo e oitavo na Copa, igualando-se aos argentinos, que ainda jogarão a sua terceira partida. Aos onze minutos.

E poderia ter sido aos quarenta segundos com Schneider ou com o próprio Podolski aos sete minutos. Ou a Alemanha jogou só o suficiente para conseguir este resultado de três a zero e parou por aí ou simplesmente “soube anular as tentativas dos equatorianos e naturalmente conquistou o resultado”. A verdade é que a Alemanha não vencia as três primeiras partidas da primeira fase desde 1970.

Nem em 1974, quando ainda era dividida em Ocidental e Oriental, a seleção da Alemanha venceu as três partidas da primeira fase. Naquele ano, as “duas” Alemanhas faziam parte do mesmo grupo da primeira fase e na última partida a Ocidental perdeu para a Oriental, na disputa pelo primeiro lugar. A Alemanha Oriental pegou Brasil, Holanda e Argentina no seu grupo da segunda fase. Já a Ocidental pegou Polônia, Suécia e Iugoslávia.

Desta vez, os alemães assistem de camarote a Inglaterra e a Suécia. Quem vencer destes dois pega o Equador. O empate é da Inglaterra.

PS relâmpago: Na outra partida, a Polônia despediu-se com dignidade da Copa, como fez em 2002. Na Coréia/ Japão a Polônia derrotou os EUA, que se classificou. Desta vez, venceu a Costa Rica, a primeira equipe da copa 2006 a perder as três partidas que disputou. De virada, por 2 a 1. Gómez abriu o placar para os caribenhos e Bartosz Bozack empatou ainda no primeiro tempo e marcou o gol da vitória no segundo, enchendo de esperança os poloneses para as eliminatórias da copa de 2010, na África do Sul.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home