Thursday, June 15, 2006

Suécia espera até o final para eliminar o Paraguai (Paraguai 0x1 Suécia)

Numa partida de pouquíssimos lances de perigo e capaz de causar bocejos ao mais empolgado espectador, a seleção da Suécia torturou todos os que a apontavam como uma das grandes equipes intermediárias da Copa.

Mostrando um futebol fraco e baseado nos chutes de fora da área, o time dono de um dos melhores (ao menos no papel) “triângulos” dentre as equipes da copa demorou a definir. E como demorou.

As estrelas Ljungberg (vice-campeão europeu pelo Arsenal), Ibrahimovic (bicampeão italiano pelo Juventus) e Larsson (campeão espanhol e europeu pelo Barcelona), jogaram um primeiro tempo bem abaixo da média. A falta de inspiração do trio pareceu ter contagiado o restante do time.

O Paraguai por sua vez esteve muito longe de um time que precisava vencer para continuar vivo na Copa. A dupla de ataque formada pelo esforçado e estabanado Nelson Valdés e o badalado e apagado Roque Santa Cruz mostrou-se uma verdadeira lástima. No meio, Acuña ainda tentava algo. Lá atrás, Gamarra e Cáceres tentavam dar alguma segurança ao goleiro Bobadilla, substituo do titular e contundido Villar.

No segundo tempo, a Suécia perdeu seu artilheiro Ibrahimovic, com uma contusão na coxa. Larsson tentou de falta aos 8 minutos e o goleiro defendeu. Allback, substituto de Ibrahimovic teve três chances. Na primeira, impedimento mal marcado pela arbitragem; na segunda, tentou encobrir o goleiro paraguaio e o zagueiro Caniza tirou a bola antes que atravessasse a linha fatal; na terceira, tentou de virada e chutou em cima do goleiro.

O empate seria a oitava partida seguida da Suécia sem vitória. A já classificada Inglaterra garantiria também antecipadamente o primeiro lugar no grupo, deixando a Suécia na obrigação de vencê-la na última rodada para se classificar sem depender do resultado entre Paraguai x Trinidad e Tobago, que irão jogar ao mesmo tempo no fechamento do grupo B, dia 20.

Mas no último minuto, a bola foi alçada até a área e Allback ajeitou de cabeça para Ljungberg, também de cabeça, mandar para o gol. Fim do jejum de vitórias da Suécia. Fim das chances de classificação do Paraguai, que perdeu para a Inglaterra com um gol no começo do jogo e para a Suécia com um gol no final. O futebol às vezes castiga aqueles que não atacam o adversário.

Seria também o fim das especulações de que o técnico da Inglaterra, o sueco Eriksson, uma vez classificado em primeiro lugar, iria facilitar o jogo para a seleção de seu país de nascimento? Vale frisar que o material esportivo de Inglaterra e Suécia é fabricado pela mesma empresa, a Umbro e ambas são as únicas equipes com esse material disputando a Copa da Alemanha.

Caso a Alemanha confirme seu favoritismo vencendo o Equador, será a primeira do seu grupo, o A. No grupo B, Inglaterra joga pelo empate contra Suécia para ficar em primeiro e fugir dos anfitriões nas oitavas-de-final. A Suécia só perde a vaga se perder para a Inglaterra e Trinidad e Tobago vencer o Paraguai no clássico entre duas equipes que ainda não fizeram gol na Copa. Ainda assim, a seleção de Trinidad e Tobago precisaria tirar a diferença no saldo de gols. A Suécia tem um e Trinidad e Tobago, menos dois.

Sejamos francos. Inglaterra e Suécia estão classificados e decidem quem pega Alemanha ou Equador. Mas se a Alemanha não vencer o Equador e ficar em segundo lugar em seu grupo, será que Eriksson e a Inglaterra vão mesmo querer o primeiro lugar do grupo B? Dia 20 de junho, terça-feira, o mundo inteiro vai ficar sabendo quais serão os primeiros confrontos das oitavas-de-final da Copa do Mundo 2006.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home