Monday, June 12, 2006

Itália joga o suficiente para vencer (Itália 2x0 Gana)

Com o seu grande astro Totti mostrando-se recuperado da lesão que quase o tirou da Copa, a Itália passou pela estreante Gana na terceira e ultima partida do quarto dia da competição.

Os africanos começaram o jogo criando algumas oportunidades de gol mas esbarrando na ansiedade e pouca eficiência de seus jogadores ofensivos. Arriscaram chutes de fora da área não por ser essa uma habilidade do time, mas por ser sua única alternativa. Desta forma, pouco ou nenhum perigo levaram ao goleiro Buffon, que teve tempo de sobra para pensar nas acusações que vem recebendo de envolvimento em manipulação de resultados na Itália.

Pelo lado italiano, o triângulo formado pelo meia Totti e os atacantes Gilardino e Luca Toni também criou boas oportunidades, esbarrando nas finalizações erradas do primeiro e na falta de sorte do segundo, que mandou uma bomba no travessão após usar a cabeça para dar um chapéu no zagueiro ganense.

O grandalhão Toni ainda reclamaria de seu companheiro de equipe Grosso, que preferiu fazer jus ao nome e chutar em cima do goleiro, quando poderia ter rolado a bola para o meio da área, onde o camisa nove italiano estava livre para marcar o gol no ultimo lance de perigo do primeiro tempo.

Porém seis minutos antes, após uma cobrança rápida de escanteio, o volante Pirlo recebeu perto do bico da grande área, ajeito para o meio e mandou um belo chute no canto do goleiro Kingson, em meio a uma grande aglomeração de jogadores na área de Gana. Graças a este gol, a Itália desceu para os vestiários à frente no placar e Grosso não foi tão escorraçado por não ter passado para Toni.

No segundo tempo, a defesa da Itália se mostrou ainda melhor postada, anulando os ataques de Gana, que já não tinha mais a velocidade que apresentou no primeiro tempo. Totti recebeu um pisão e teve que sair do jogo. Gilardino também foi substituído por Iaquinta.

O substituto no ataque continuou a seqüência de gols perdidos do titular, mas recebeu um presente do experiente zagueiro Kuffour. A bola foi perdida no ataque de Gana e chegou até atacante italiano. Kuffour tinha todo o espaço do mundo para dar combate e brecar a jogada, mas hesitou. Iaquinta driblou o goleiro e mandou para as redes. Alguns minutos antes, o juiz brasileiro Carlos Eugênio Simon não deu um pênalti claríssimo no atacante ganense Asamoah Gyan.

E assim, jogando seu eterno futebol sem-graça, a Itália começou com o pé direito de Pirlo e o esquerdo de Iaquinta sua trajetória em busca de mais uma Copa do Mundo.

Post Scriptum: Após a transmissão da partida, saiu a notícia de que Parreira havia escolhido a canção Epitáfio, dos Titãs, como tema da seleção brasileira. A torcida espera que ela não se revele adequada com desempenho do time que estréia amanhã contra a Croácia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home