A melhor partida da copa... até agora (Argentina 2x1 Costa do Marfim)
Como era de se esperar, Argentina e Costa do Marfim fizeram a melhor das primeiras cinco partidas da Copa 2006, na abertura do grupo C. Logo na entrada dos times em campo e na execução dos hinos nacionais era possível entender porque a Costa do Marfim vem sendo apontada como principal representante do amadurecimento do futebol africano. Nada de deslumbramento nem nervosismo.
Nos primeiros minutos de bola rolando, os marfinenses dominaram as ações no meio-campo e encurralaram os argentinos, embora não tenham criado grandes chances de gol. Já a Argentina quase marcou aos 13 minutos, numa cobrança de escanteio que o zagueiro Ayala cabeceou com muita força e o goleiro Tizier se atrapalhou e quase soltou a bola dentro do gol.
Aos 24 minutos, a Argentina abriu o placar, também através de bola parada. Riquelme cobrou falta pela esquerda, houve uma pequena confusão na pequena área e a bola sobrou para Crespo chutar para o gol. Detalhe: ao argentino estava quase na entrada da grande área na hora da cobrança. O marfinense Eboue falhou na marcação e deixou o artilheiro platense entrar sozinho na área.
Surpreendentemente, a Costa do Marfim não se abalou com o gol e continuou atacando em bloco, o que poderia lhe valer o apelido de “Holanda Africana”, até pela cor do uniforme. Entre os 29 e os 34 minutos, eles criaram quatro boas oportunidades, com direito a uma grande defesa do goleiro Abbondanzieri na cabeçada de Keita.
Aos 38 minutos, a marca do subestimado craque Riquelme: um passe rasteiro perfeito para Saviola receber livre entre a defesa dos “Elefantes” e só tirar do goleiro. 2x0 e o jogo começava a ficar mais complicado para os estreantes marfinenses.
Veio a segunda etapa e logo aos 2 minutos Saviola fez grande jogada e tocou para Maxi Rodriguez desperdiçar. Aos nove Riquelme cobrou com muito perigo uma falta com pouco ângulo. Daí então a Argentina passou a jogar de vez em ritmo de tango, bastante cadenciado. Já a Costa do Marfim passou a dar sinais visíveis de afobação, perdendo bolas fáceis no ataque e com seu maior astro Drogba, muito bem marcado em campo desde a primeira etapa. Aos 24 minutos, ele e Kone desperdiçaram uma chance cada um no mesmo lance.
De tanto atacar feito elefantes turbinados, a Costa do Marfim diminuiu através de Drogba, após a bola cruzar a área argentina por duas vezes. Mesmo conquistando a torcida e continuando a atacar os recuados argentinos já era tarde para empatar. A Argentina ainda teve um gol anulado corretamente três minutos após o gol da Costa do Marfim.
A Costa do Marfim, estreante em Copas, enfrentou de igual para igual contra uma seleção bicampeã do mundo e favorita ao título. Mas a Argentina jogou de forma mais inteligente e venceu o jogo.
Amanhã tem Sérvia e Montenegro x Holanda, México x Irã e Portugal x Angola. O primeiro será disparado o melhor jogo por envolver duas boas seleções. Mas não vai deixar de ser interessante ver o Portugal de Felipão jogando contra sua ex-colônia. Alguém lembra o que Senegal fez contra seus ex-senhores na copa passada? Se bem que minhas previsões têm se revelado bem fajutas. Assim sendo, chega de palpites.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home