Friday, June 16, 2006

Apesar da luta, os Elefantes estão fora da Copa (Costa do Marfim 1x2 Holanda)

A melhor seleção africana da Copa 2006 está desclassificada. Mesmo com a extrema disposição e qualidade apresentada em sua primeira participação em mundiais de futebol, A Costa do Marfim teve o azar de estrear contra a Argentina e enfrentar a Holanda em seguida. Perdeu ambas pelo mesmo placar e em circunstâncias muito semelhantes.

Na partida de encerramento da segunda rodada do grupo C, a Costa do Marfim foi vencida pelo bom futebol da Holanda e pela péssima arbitragem do mexicano Oscar Ruiz, que não marcou um pênalti claro em Eboue logo aos cinco minutos de partida.

Pouca coisa aconteceu nos primeiros minutos de partida. O único lance digno de registro foi o chute cruzado e precipitado do marfinense Kone para fora, quando Drogba entrava livre pelo meio da área.

Num jogo entre duas equipes que atacam e se defendem de maneira semelhante, a maior possibilidade de abertura de placar seria numa bola parada. E o holandês Van Persie bateu com muita força uma falta que ele mesmo sofreu, marcando o primeiro gol da partida.

Os “Elefantes” ainda se recuperavam do baque quando Robben avançou pela esquerda e tabelou com Van Bommel, no meio. Mesmo recebendo a bola meio prensada, Robben tocou para Van Nistelrooy. De frente para o gol, o centroavante do Manchester United é implacável: segundo gol da Holanda aos 26 minutos de partida.

Sem alternativa a não ser partir com tudo para cima do adversário, a Costa do Marfim acertou a trave de Van der Saar num disparo longo de Zokora aos 32 minutos. Cinco minutos depois, Bakary Kone recebe no meio, avança em diagonal para a direita e solta um chute indefensável, diminuindo o placar.

Placar que poderia terminar empatado antes do intervalo se Drogba, após roubar a bola e avançar sem marcação, não tivesse tocado displicentemente para Bakary Kone, permitindo que a bola fosse colocada para escanteio.

No segundo tempo, a Costa do Marfim conseguiu anular o ataque da Holanda, que pouco criou. Já os marfinenses justificaram o apelido de “Elefantes” e tentaram a todo custo empatar a partida, o que os deixaria ainda na disputa por uma vaga nas oitavas-de-final. Mas a Holanda mostrou que também sabe se defender e Van Persie, em cima da linha fatal, tirou de peito uma cabeçada colocada de Drogba aos 31 minutos. Já Oscar Ruiz fez a sua parte e não deu um pênalti claro de Mathijsen em Drogba dois minutos depois.

Os últimos minutos foram de desespero para os holandeses, que se defendiam assustados do avanço paquidérmico (de paquiderme = elefante) que tentava chegar ao gol através de escanteios e cobranças de lateral. O sufoco durou até quase 49 minutos do segundo tempo e a Holanda garantiu antecipadamente sua vaga na fase seguinte e garantem o primeiro lugar com uma vitória sobre a Argentina.

Já os bravos marfinenses tentam ao menos se despedir com uma vitória contra a também eliminada Sérvia e Montenegro. Drogba, seu principal jogador, recebeu o segundo cartão amarelo e fica de fora.

Voltem sempre nas próximas Copas, Elefantes.

2 Comments:

At Friday, 16 June, 2006, Anonymous Anonymous said...

devia haver repescagem na copa também... deu uma pena da costa do marfim saindo da competição... eles foram bem.

 
At Saturday, 17 June, 2006, Anonymous Anonymous said...

concordo com a colega, o drogba merecia final melhor.

 

Post a Comment

<< Home