Sunday, June 25, 2006

Mais seis notas sobre a Batalha de Nuremberg (Portugal 1x0 Holanda)

Mesmo depois de finalizar o (longo) texto sobre o jogo entre Portugal e Holanda, há algumas outras informações que julguei pertinente registrar:

- Os 12 cartões amarelos e as 4 expulsões fizeram desta partida a mais violenta de toda a historia das Copas do Mundo.
- Frequentemente acusado por seus detratores de estimular a violência em campo, foi a primeira vez que Luis Felipe Scolari teve jogadores expulsos após três anos e meio no comando da seleção portuguesa.
- A julgar pelo comportamento passivo e complacente com seu time, pode-se dizer que Marco Van Basten como treinador é um ótimo centroavante.
- O atacante Ruud Van Nistelrooy, que ficou no banco e não foi aproveitado numa partida em que ele poderia ser muito útil, pode ter tido a ultima chance de disputar uma Copa do Mundo. Ele completa 30 anos em 1º de julho.
- O anti-jogo holandês certamente fez com que a “Laranja Mecânica”, perdesse muitos de seus admiradores. Assim como a não utilização da cor-símbolo da equipe e da família real no uniforme reserva, usado contra Portugal.
- A limpeza étnico-etária promovida por Marco Van Basten não deu resultado. Os veteranos Seedorff, Davids e Stam fazem falta em qualquer time do mundo. E uma seleção holandesa com poucos atletas negros é quase um insulto ao único titulo importante conquistado pela Holanda (a Eurocopa de 1988), onde o próprio Van Basten (branco), Gullitt e Rjikaard (negros) davam as cartas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home