Thursday, May 18, 2006

Fome de gol

Todo atacante que se preza tem especial obsessão em terminar o campeonato como o jogador que mais fez gols. Se a artilharia vem junto com a taça de campeão, melhor ainda. E se o torneio em questão e a Copa do Mundo, não faltam candidatos a goleador máximo. E a qualidade dos candidatos e simplesmente inquestionável, uma vez que são “apenas” os melhores do mundo. Segundo a bolsa de apostas londrina William Hill, estes são os dez mais cotados a se consagrar como artilheiro da Copa do Mundo 2006:

1º: Ronaldo (Brasil): 9 libras para cada apostada.
Nenhum jogador em atividade marcou mais em copas do mundo do que ele. Nada menos que 12 gols em três edições (não jogou em 1994). Aos 29 anos, o camisa 9 do Real Madrid chega à sua quarta copa podendo entrar para a história como o jogador que mais gols marcou no torneio: se marcar um gol por jogo na primeira fase, chegará aos 15 e desbancará, em plena Alemanha, o ídolo Gerd Muller, que marcou 14 gols em duas participações (1970 e 1974). Mesmo tendo sofrido seguidas contusões alternadas com exibições abaixo da média, Ronaldo é, com toda a justiça, o mais forte candidato a goleador máximo da Copa do Mundo, tal como em 2002, quando marcou 8 gols.

2º: Adriano (Brasil): 12 libras para cada apostada.
Apelidado pela fanática torcida da Internazionale de Milão de “Imperador”, Adriano disputa sua primeira Copa com um currículo recente invejável: detonou a seleção argentina em duas finais seguidas, a Copa América de 2004 e a das Confederações em 2005. Começou bem a temporada européia, mas sofreu algumas contusões que o impediram de brigar pela artilharia do campeonato italiano além de perder espaço na equipe e trombar com alguns jogadores argentinos (claro) do elenco, em especial o meio-campista Verón. Num ambiente menos turbulento, como a seleção brasileira, tem grandes chances de reencontrar seu melhor futebol. Entretanto, caso o “quarteto mágico” (Ele, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká) falhar, o primeiro a perder a vaga certamente será ele.

3º: Thierry Henry (França): 13 libras para cada apostada.
Após surgir para o mundo marcando dois gols na campanha da França campeã de 1998, Henry passou em branco assim como o resto da equipe em 2002. Aos 28 anos, o artilheiro do Arsenal é um dos melhores e mais habilidosos atacantes do mundo, combinando precisão, oportunismo e criatividade. Depois de perder a final da Copa dos Campeões para o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho (com quem disputou o título de melhor do mundo em 2004), Henry chega à Alemanha disposto não só a apagar a má campanha dos “Bleus” em 2002, mas a conquistar o título, o que seria uma ótima despedida para muitos colegas (Zidane, Thuram, Makelele, Barthez, etc) que irão disputar a copa do mundo pela última vez.

4º: Michael Owen (Inglaterra): 13 libras para cada apostada
Aos 18 anos de idade, o atacante inglês marcou um dos mais belos gols da copa de 1998, contra a Argentina nas oitavas-de-final. O jogo terminou empatado em 2 a 2, com vitória argentina na cobrança de pênaltis. A impressão que ficou foi de que Owen e o “English Team” poderiam ter ido mais longe. Na copa seguinte, a Inglaterra foi até as quartas-de-final e esbarrou no Brasil. Na derrota por 2 a 1, Owen abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo. Depois de oito temporadas no Liverpool, teve uma pífia passagem pelo milionário e caótico Real Madrid na temporada 2004/2005. De volta à Inglaterra na temporada seguinte, teve seu desempenho no Newcastle prejudicado por lesões e, segundo o técnico da seleção inglesa, problemas de cunho psicológico. Problemas já superados, de acordo com Sven-Goran Eriksson. Jogando naquela que é a maior seleção inglesa desde a campeã de 1966, Owen tem boas chances de repetir o feito de Gary Lineker, artilheiro da Copa de 1986.

5º: Ronaldinho Gaúcho (Brasil): 15 libras para cada apostada
O craque absoluto do Barcelona foi eleito duas vezes seguidas o melhor do mundo, dono de passes e lançamentos precisos, dribles desconcertantes além de muito eficiente nas finalizações. Dentre os cotados para artilharia é o primeiro não-finalizador nato. Mas quem viu seus gols pelo Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões sabe que seus chutes a gol costumam ser fatais. E com ele no time, a bola chega fácil para os atacantes. Não por acaso, a dupla de ataque de sua equipe é formada pelos mais cotados à artilharia. O melhor jogador do mundo pode se tornar, ao lado do companheiro de clube Edmilson, os primeiros jogadores a vencer o Campeonato Nacional, a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo no mesmo ano. Apenas um jogador conseguiu este feito: o alemão Franz Beckenbauer em 1974.

6º: Ruud Van Nistelrooy (Holanda): 17 libras para cada apostada.
O oportunista centroavante do Manchester United terá o esquema tático de sua equipe jogando mais do que a seu favor. Um 4-3-3 à antiga, com dois pontas clássicos (Kuyt e Robben) abertos só para deixá-lo na cara de gol. E de fazer gol Van Nistelrooy entende: desde que chegou ao seu atual clube, em 2001, ele já marcou 146 gols. Pela seleção holandesa são 14 gols em 24 jogos. O duelo entre ele e o argentino Crespo, na última rodada da primeira fase, promete ser um dos mais empolgantes da Copa 2006.

7º: Luca Toni (Itália): 21 libras para cada apostada.
O goleador da Fiorentina pode ser a manutenção de uma tradição italiana: a dos atacantes pouco conhecidos que fazem boas temporadas por uma equipe intermediaria e explodem na Copa do Mundo, como Paolo Rossi, artilheiro de 1982 com seis gols, Schilacci em 1990, artilheiro com os mesmos seis gols e Vieri em 1998, vice-artilheiro com cinco. Toni não é nenhum garoto (chega à copa com 29 anos), mas teve uma ascensão impressionante. Depois de perambular por quase dez anos por equipes como Modena e Brescia, ajudou a tirar modesto Palermo da segunda divisão. Em 2004/2005 marcou 20 gols já em sua primeira temporada na Série A. Foi para a Fiorentina no ano seguinte para ser o artilheiro da competição com 31 gols em 38 partidas. E ele não é nenhum Carlinhos Bala, pois destes gols apenas dois foram de pênalti. Pela seleção,

8º: Hernán Crespo (Argentina): 21 libras para cada apostada
O atacante do bicampeão inglês Chelsea é o terceiro maior artilheiro da seleção da Argentina, atrás apenas de Batistuta e Maradona. Entretanto, seu desempenho em Copas é modesto. O experiente camisa nove argentino completará 31 anos no dia da disputa da segunda semifinal da Copa. Pode inclusive estar em campo enfrentando o Brasil nesta data, caso o Brasil vença seu grupo na 1ª fase, a Argentina fique em segundo lugar no seu e ambos vençam suas respectivas partidas nas oitavas e quartas-de-final. O Mundial de 2006 provavelmente será a última chance de Crespo brilhar numa copa. Caso o cenário descrito se concretize, os torcedores brasileiros desejam que ele tenha o aniversário mais triste de sua vida.

9º: Andriy Schevchenko (Ucrânia): 21 libras para cada apostada
O grande nome da estreante Ucrânia chega à Copa do Mundo credenciado pelos muitos gols marcados pelos dois clubes em que atuou, o Dínamo de Kiev e o Milan. Entretanto, sofreu uma contusão a menos de um mês da copa e sua participação na competição em plena forma ainda é incerta. Além do mais, outros jogadores importantes do grupo se machucaram, a ponto do técnico admitir um que as perspectivas da equipe na competição mudaram. Por outro lado, a Ucrânia caiu num grupo teoricamente fácil, com Arábia e Tunísia. É pouco provável que deixe de disputar o primeiro lugar com a Espanha, classificando-se para a fase seguinte.

10º: David Trezeguet (França): 26 libras para cada apostada.
Chamar o companheiro de ataque de Thierry Henry de craque chega a ser sacanagem. Mas se o assunto é quantidade de gols, aí não é justo falar mal de Trezeguet. Os adversários da Juventus bicampeã italiana, estes sim podem falar mal, pois Trezeguet costuma ser implacável com eles desde que chegou ao clube (na última temporada marcou 22 e foi vice-artilheiro). Caso repita na Copa a eficiência demonstrada na “Vecchia Signora”, ele e a França podem ir longe. Apesar de sua média de gols na seleção ser de quase um gol a cada duas partidas, o técnico francês ainda não conseguiu encontrar um esquema eficiente para que ele e Henry joguem juntos.

Outros bem cotados para a artilharia:
11º: Alberto Gilardino (Itália): 26 libras para cada apostada
Grande promessa da “Azzura”.

12º: Miroslav Klose (Alemanha): 29 libras para cada apostada
Artilheiro da Alemanha na Copa de 2002, com cinco gols.

13º: David Villa (Espanha): 29 libras para cada apostada
Artilheiro do Campeonato Espanhol 2005/2006.

14º: Pauleta (Portugal): 34 libras para cada apostada
Com Cristiano Ronaldo, Figo e Deco armando para ele, pode ser um perigo.

Fernando Torres (Espanha)
Em má fase, deve ficar no banco de reservas.

Tévez (Argentina)
O melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2005.

1 Comments:

At Sunday, 21 May, 2006, Blogger Unknown said...

"Homi falano de homi so' podi di se' baitolagi!"

 

Post a Comment

<< Home